Quando o paciente e a família chegam a AMO normalmente encontram-se frágeis e assutados com o diagnóstico.
A instituição entende que precisa olhar para estes sentimentos com muito carinho e cuidado. Então, a família primeiramente é acolhida pelo serviço social e pelo atendimento Oncopediátrico que fazem a confirmação do diagnóstico e o devido encaminhamento para os demais serviços oferecidos pela instituição, bem como para todos os demais serviços da rede de saúde e cuidado integral que sejam pertinentes as necessidade de cada família.
Entenda cada serviço oferecido pela AMO:
ATENDIMENTO ONCOPEDIÁTRICO
O acompanhamento médico oncopediátrico dos pacientes é de extrema importância para que se possa proporcionar um atendimento de melhor qualidade à família. Visa sempre manter as dúvidas esclarecidas, auxiliando os pais, familiares e pacientes. Proporciona diagnóstico precoce e reduz o número de deslocamentos à Porto Alegre. A AMO acredita que a relação entre médico, pacientes e familiares deve ser próxima, confiável e amável.
SERVIÇO SOCIAL
A assistente social realiza o acolhimento dos pacientes e suas famílias. Organiza os documentos de cadastro e procede com a escuta, a fim de conhecer as realidades sociais, sobre as quais irá articular os atendimentos, seja fazendo a conexão junto à equipe técnica da instituição, quanto realizando encaminhamentos à rede socioassistencial.
Cabe a ela, manter fortalecidos os contatos com os hospitais de referência de Porto Alegre, os quais realizam o tratamento oncopediátrico, bem como, junto aos municípios de origem dos pacientes, mediando demais atendimentos de maneira a possibilitar qualidade de vida do paciente e dos familiares durante o vínculo na instituição.
A sua prática profissional é pautada na ética, priorizando a valorização dos direitos sociais dos indivíduos e o fortalecimento da rede de apoio dos pacientes.
ARTETERAPIA
A arteterapia tem como objetivo fornecer apoio emocional à pacientes e familiares oportunizando que expressem através da linguagem artística seus sentimentos e emoções em relação ao processo de adoecimento e tratamento do câncer e, assim desenvolvam recursos emocionais para o enfrentamento da doença tendo como foco a qualidade de vida.
DANÇA
A Dança tem como objetivo levar aos pacientes um universo de novas possibilidades no sentido de melhorar as sensações corporais, expressar as emoções, de maneira a promover a auto estima, o bem estar e, até mesmo o entretenimento.
FISIOTERAPIA
Na AMO Criança, realizam-se avaliações e condutas nas áreas da prevenção, reabilitação e cuidados paliativos, conforme as necessidades de cada criança e adolescente atendido pelo serviço. Exercícios terapêuticos, manobras respiratórias e terapia manual são alguns dos possíveis recursos utilizados para a recuperação e o desenvolvimento dos pacientes atendidos.
MUSICOTERAPIA
As crianças e adolescentes são estimuladas a usarem a linguagem musical como forma de comunicação, utilizando os elementos da música e atividades musicais, o objetivo da musicoterapia é promover uma nova forma de expressão para os participantes propiciando a melhora na qualidade de vida, através da prevenção, tratamento ou reabilitação de funções físicas e/ou cognitivas.
NUTRICIONISTA
O acompanhamento nutricional tem como objetivo assegurar o desenvolvimento fisiológico, a manutenção da saúde, qualidade de vida e o bem estar individual de cada paciente. Orienta aos cuidadores formas de controlar os sintomas provocados pela doença, os efeitos colaterais dos tratamentos e, além disso, oferece formação para a Educação alimentar e Nutricional a todos os membros da família.
OFICINAS
As oficinas são oferecidas para todos os membros da família. Elas podem ter diversos objetivos diferentes de acordo com o público para qual é destinada, porém o propósito final é ampliar a qualidade de vida do paciente de câncer infantil. São constituídas por atividades artísticas, de desenvolvimento cognitivo, recreativas, de geração de renda, terapia ocupacional e de fortalecimento de vínculos.
PEDAGOGIA
O Atendimento Pedagógico tem como objetivo principal a garantia de direitos à educação de qualidade aos pacientes e seus familiares. Elaborando estratégias e orientações para possibilitar o processo de construção de aprendizagens significativas, e fortalecendo a manutenção do vínculo com as escolas. Os atendimentos ocorrem na modalidade individual, ou em pequenos grupos, de acordo com a necessidade. Também é realizado contato direto com as escolas e equipes diretivas para que possa ser realizado um trabalho em rede, pensando sempre no melhor para o aluno.
PSICOLOGIA
O acompanhamento psicológico, tanto individual quanto em outras modalidades, visa oferecer escuta e suporte emocional a pacientes com câncer infantil e seus familiares durante o período de investigação e tratamento do câncer, assim como em situações de luto; ajudando a dar palavras aos sentimentos e intervindo para auxiliar com as dificuldades desse momento, tanto em relação ao paciente oncológico quanto em relação a sua família.
ATENDIMENTOS DURANTE PANDEMIA
O câncer infantojuvenil não dá trégua, mesmo durante a Pandemia.
E a missão da AMO CRIANÇA permanece, assim como, o compromisso assumido com a sociedade, com as famílias e especialmente com os pacientes. Sendo assim, desde o início da Pandemia do Coronavírus a AMO CRIANÇA buscou alternativas para continuar a oferecer seus serviços e atendimentos, mantendo a qualidade e principalmente a segurança dos pacientes.
O Atendimento oncopediátrico permaneceu oferecendo suporte as famílias no esclarecimentos de dúvidas, na análise de exames e diagnósticos, no acompanhamento do tratamento. Sempre que possível realizado de maneira remota para preservar a segurança dos atendidos. Quando se faz necessário o atendimento presencial, este é realizado em visita domiciliar evitando que o paciente se exponha.
Os serviços técnicos de psicologia, fisioterapia, pedagogia, nutricionista, musicoterapia, arteterapia e dança estão sendo oferecidos de modo virtual mantendo o vínculo, o cuidado e a atenção em cada área de atendimento prestado quer seja em encontros remotos individuais ou de grupos.
O Serviço social da AMO estreitou sua comunicação com as famílias e com a rede de atendimento para que neste momento as necessidades dos pacientes e das famílias sejam cuidadas sem colocar em risco a saúde e o bem estar dos atendidos.
O serviço pedagógico intensificou ainda mais sua atuação junto a rede de ensino para dar suporte as crianças e as famílias neste momento em que o ensino está se dando de modo remoto.
OU SEJA, nossa missão e compromissos continuam os mesmos e, neste momento de pandemia se colocam ainda mais fortes… o que mudou foi apenas a forma como colocamos em prática.
Veja alguns dos lindos registros do que tem acontecido por aqui: